Massa para torta doce – A clássica que não tem erro.

Acredito que todo mundo deveria saber uma boa receita de massa de torta doce nessa vida – sabendo uma receita base de massa, podemos inventar os recheios que quisermos, criando sobremesas para várias horas felizes da nossa história. Acho importante que a gente saiba algumas receitas base para depois conseguir criar variações com as nossas referências – tendo uma boa massa de torta, você pode criar o recheio que te emociona, que te lembra o que é bom lembrar, que te acolhe, que te dá vontade. Faça essa massa de torta, mas crie o seu próprio recheio, acesse suas memórias e busque algo que te comova, será bonito demais. Me conta o que sentiu fazendo? Isso – sentir algo enquanto faz – sempre importa.

Ingredientes:

  • 1 xícara e meia de chá de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • Meia colher de chá de sal
  • 100g de manteiga sem sal gelada
  • Cerca de 4 colheres de sopa de água gelada.
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional).
  • Caso queira colorir a massa, use corante em gel. Coloque o suficiente para obter a cor desejada.

Você também vai precisar de papel filme.

Modo de preparo:

Coloque em uma vasilha (grande para você poder mexer com as mãos) a farinha de trigo, o sal e o açúcar. Corte a manteiga em pedaços pequenos e acrescente nessa mistura, e comece a mexer, esmagando a manteiga na farinha com os dedos. Quando a manteiga já estiver quase toda incorporada na farinha, vá acrescentando as colheres de água gelada (aos poucos, o suficiente para dar uma liga boa), a baunilha, e o corante (se for colorir a massa). Misture com as mãos o suficiente para ficar uma massa uniforme e fria – a massa se manter fria é importante. Você não deve amassar muito, nem sovar nem nada, mexa apenas o suficiente para misturar os ingredientes. Depois faça uma bola com a massa e abra um pedaço de papel filme em alguma superfície e coloque essa bola, dê uma amassada na massa (deixe parecendo um disco grosso, não precisa abrir a massa ainda) e cubra completamente com o papel filme.

Coloque pra descansar na geladeira por 1 hora ou até 24 horas (dá pra fazer um dia antes de usar). Isso fará o glúten relaxar, o que é a mágica para deixar sua massa bem crocante! Depois tire da geladeira, abra o papel filme e com um rolo abra a massa sobre o papel filme para evitar que ela grude na superfície ou no rolo, isso te ajudará a tirar ela e colocar na forma sem que ela quebre (deixe a massa do tamanho suficiente para cobrir a fôrma que você for usar – e também em uma espessura que seja agradável de comer, pense com perspectiva em cada detalhe).

A massa está pronta, você irá usar conforme sua receita de torta pedir. Se na sua receita a massa assa junto com o recheio, é só incluir ela na receita assim. Caso você precise de uma massa já assada para acrescentar um recheio frio, asse assim:

Coloque para assar em forno pré-aquecido a 200 graus, depois de 5 minutos abaixe a temperatura para 190 graus e deixe mais 20 à 25 minutos, ou até dourar levemente. Está pronta! Agora é só esperar ela esfriar e rechear com o recheio de sua preferência 🙂

Pontos importantes:

  • O tempo de descanso na geladeira é fundamental, e não misturar muito a massa também!
  • Essa receita é para uma torta média que serve 8 pessoas (forma de 25 cm de diâmetro). Se quiser para uma torta maior é só dobrar a receita, fazendo da mesma forma.
  • Dizem que cantar “what a wonderful world” enquanto mistura a massa influencia no resultado e traz algo de especial a uniformidade da massa, mas isso é totalmente opcional.

9 comentários Adicione o seu

  1. Avatar de Luciana Luciana disse:

    Sabe se dá para congelar a massa pronta?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Luciana! Nunca congelei ela! Mas imagino que por pelo menos uns 2 dias fique boa sim!

      Curtir

  2. Avatar de Luciana araujo Luciana araujo disse:

    Adorei a massa fez sucesso na festinha fiz tortinhas com musse de limao e morango

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que coisa linda de saber! Que bom que gostou!

      Curtir

  3. simplismente amei tudo magnifico

    Curtir

Deixe um comentário