
Biscoito assado de polvilho, ou Chimango – faço eles pensando nas minhas tias, no sudoeste da Bahia e em tudo que elas queriam manter vivo quando traziam malas cheias de biscoitos pra gente depois de uma viagem à terra natal delas. No video acima falo disso.
Ingredientes:
500g de polvilho azedo
1 colher de sopa de sal
200ml de óleo
200ml de leite
Cerca de 200ml de água (ou até dar o ponto)
1 ovo
Queijo ralado à gosto (uso umas 100g de Minas Padrão ou parmesão).
Preparo:
Misture o polvilho com o sal em uma tigela. Junte o leite e o óleo e leve ao fogo até levantar fervura. Então despeje isso sobre o polvilho e mexa até virar uma farofa meio grossa. Junte o ovo e incorpore ele na mistura. Então acrescente a água aos poucos, misturando bem até dar o ponto – que é uma massa firme, mas não seca – veja o ponto no video. Para mexer, pode usar uma espátula, colher ou até um fouet. Até batedeira serve.
Unte uma assadeira com manteiga e farinha ou use uma antiaderente. Coloque a massa em um saco de confeiteiro ou em qualquer saco plástico (como o de açúcar que usei), corte uma pontinha e então encoste ela na assadeira, apertando e descendo para formar palitos. Ou faça o formato que quiser. Deixe um centímetro de espaço entre os biscoitos.
Asse à 200 graus por uns 25 minutos ou até dourar levemente. Depois que tirar do forno deixe esfriar uns 5 minutos antes de servir.
Eu amo esses biscoitos frescos, assim que saem do forno – são crocantes por fora e meio macios por dentro. Depois de umas 3 horas eles perdem um pouco a crocância. Ainda assim gosto deles, mas frescos são inesquecíveis.
