
Cheesecake basco – tem como característica mais marcante essa superfície dourada (não queimou não, é isso mesmo, fique em paz e tema menos a intensidade de alguns tostados nessa vida). Essa superfície bem caramelizada contrasta lindamente com o centro macio/cremoso. Deliciosa sozinha ou com geleia, doce de leite, etc. Mais fácil de fazer que cheesecake tradicional, e acho que gostei até mais.
Aprendi essa receita com a maravilhosa @saikodesu e sou muito grato por isso.
Ingredientes:
600g de cream cheese
175g de açúcar
15ml de suco de limão
1 colher de chá de extrato de baunilha
4 ovos
20g de farinha de trigo
300g de creme de leite
Deixe todos os ingredientes em temperatura ambiente.
Preparo:
Pré aqueça o forno à 240 graus. Em uma tigela, bata com um fouet o cream cheese, por 1 min. Adicione o açúcar, bata até incorporar. Depois, nessa sequência, adicione: o suco de limão, a baunilha, os ovos, a farinha e por último o creme de leite.
Coloque em uma forma forrada com papel manteiga (passei um pouco de manteiga no papel, na parte que terá contato com o creme, pra facilitar mais na hora de tirar ele). Minha forma tem 18cm de diâmetro, sobrou um pouco de massa para 2 ramequins (não encha a forma muito, porque infla assando).
Asse por cerca de 45 min – ou até dourar bem toda a superfície (depois de uns 40 min, vire a forma se precisar para dourar uniformemente).
O ponto certo:
Ja vi genti dizendo que levou 1 hora assando, na receita original foi 35 min. Você vai precisar entender o tempo do seu forno, mas a média é 45 min. O ponto é quando está totalmente bem dourado e, ao movimentar a forma, a massa se move, aparentando estar mole. É assim mesmo. Assando infla, que nem um suflê, depois murcha, tudo certo.
Retire do forno, deixe esfriar por 2 horas em temperatura ambiente e depois deixe na geladeira por 6 horas ou por 1 noite – isso fará ter consistência.
O papel ao redor, somado ao fato dela inflar e depois murchar, deixa a aparência rústica, o que eu acho lindo – dourada, cremosa, irregular, linda.
Se quiser, tire o papel na hora de servir. Mas fica fofo colocar na mesa com o papel também.
No meu Instagram tem um reels desse preparo, como vários outros que posto aqui. Se quiser, tem o link no final da página, ou pesquise meu @rodrigo.vilasboas.
Beijos!
