Palitinhos de cuscuz e tapioca que lembram o gosto de Fandangos

Palitinhos de cuscuz e tapioca que lembram o gosto de Fandangos – feitos com aquele mesmo preparo que uso pra fazer minha tapioca recheada favorita. Dessas receitas que nos lembram que precisamos de muito pouco pra construir algum momento gostoso, perfumado e sutil que repare um pouco a gente. Tem dias que temos pouco na nossa dispensa – aquelas que ficam na nossa cozinha ou a dispensa emocional interna, que ficam aqui dentro. A questão é que se a gente repara direito, tem sempre um saquinho singelo de cuscuz pronto pra trazer algum conforto pro nosso dia. E ninguém tá dizendo aquela coisa maluca de que dá pra ser feliz sempre de qualquer jeito – não se trata disso – mas às vezes a gente pode até ficar triste ou em silêncio com alguma delicadeza ao redor – algum conforto sempre faz diferença, mesmo que não resolva as coisas. Enfim, acho que fui muito longe, mas não quero apagar o que já escrevi. Vamos a receita.

Tudo é a gosto e você pode usar sua intuição (amo receitas que nos lembram que temos uma), mas em média use:

Ingredientes:
1/2 xícara de chá de flocão
Cerca de 1/3 de xícara de água ou mais
Sal a gosto
Manteiga a gosto
Cerca de 3 ou 4 colheres de sopa de tapioca
Queijo fatiado ou ralado a gosto, qual você quiser

Preparo:
Pegue flocão – aquela farinha de milho flocada pra cuscuz, junte um pouco de água e mexa com um garfo para umedecer os grãos. Pitada de sal. Micro-ondas por 2 minutos. Ao tirar solte os grãos com um garfo, coloque um pouco mais de água e manteiga, misture. Junte um pouco de goma de tapioca – ela dará liga em tudo.

Para fazer a versão tapioca:
Cubra uma frigideira com um pouco queijo. Espalhe sobre o queijo a mistura de cuscuz e coloque outra camada de queijo. Cozinhe. O ponto é quando a massa pegou liga, o queijo de cima derreteu e o de baixo virou uma casquinha. Tem superfície crocante e centro macio.

Para a versão palitinhos:
É só colocar uma porção fina da mistura na frigideira, pressionar com uma espátula para ficar bem unido e deixar cozinhar até ficar firme e um cheiro encantador de milho tostado subir.

O creme de salame:
Doure pedaços de salame na frigideira, adicione maionese e requeijão a gosto e misture.

Boa semana! 🙂

Deixe um comentário