Bolo de milho com goiabada e queijo – porque bolos são formas de presenças.

Obviamente ninguém precisa de mais uma receita de bolo. Mas talvez alguém precise lembrar porque a gente recorre tanto à eles.

Eu acho que bolo tem a ver com a nossa sede de presença e conexão. Às vezes eu faço um bolo pra sentir por perto a minha mãe – quantas vezes uma receita é um caminho que leva a gente até alguém? Às vezes eu faço um bolo pra inventar alguma massa com o meu tempo, colocar ela numa assadeira e ver crescer, ocupando espaço no tempo de alguma tarde vazia. Às vezes a gente faz um bolo porque alguém vai chegar, e tantas vezes a gente quer tanto que alguém chegue.
Eu faço um bolo também pra dizer que eu me importo. Às vezes você faz um bolo porque é tudo que pode ser feito. Com medo do vazio, a gente faz um bolo para aquele instante da vida ganhar alguma textuta, significado e memória – o silêncio da aparente solidão fica mais possível com perfume de bolo assado. Fica, vai ter bolo – falo porque não quero que a presença que o pretexto do bolo trouxe até mim acabe. Aquela festa estava tão viva. Às vezes o bolo é pra sua filha chegar da escola e sentir alguma felicidade cotidiana abrindo a geladeira – já viu que bonito é um sorriso por causa de um bolo?

Talvez a gente precise, pra sempre, de algumas receitas de bolo.


Ingredientes:
1 lata de milho
1 xícara de chá de fubá
1 xícara de chá de farinha de trigo
200 ml de leite de coco
1/2 xícara de chá de leite
3/4 de xícara de chá de óleo
100g de queijo ralado
1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
3 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó

Goiabada cortada em cubos médios à gosto
Algum queijo fresco cortado em pedaços médios à gosto (como mozzarellas frescas de búfala ou Queijo Minas Frescal)
Farinha de trigo para passar nos cubos de goiabada

Preparo:
Em um liquidificador adicione os ovos, o açúcar, o óleo e bata por cerca de 1 minuto. Adicione o leite, o leite de coco, o queijo ralado, o milho e bata até incorporar. Junte a farinha de trigo e o fubá e bata de novo até incorporar também (raspe as laterais com uma espátula para garantir que tudo misture bem). Coloque o fermento em pó e incorpore ele na massa com uma colher, delicadamente.

Coloque a massa em uma forma de furo no centro (ou qual tipo de forma quiser) untada com manteiga e farinha. Passe os cubos de goiabada e também os pedaços de queijo na farinha de trigo (isso ajudará os pedaços a se sustentarem mais no meio da massa ao assar, sem ir tanto para o fundo, mas um pouco vai e tudo bem). Coloque os cubos enfarinhados sobre a massa já na forma. Leve para assar em forno preaquecido à 180 graus por cerca de 45 minutos à 1 hora – até dourar e você espetar um garfo e ele sair limpo (se sair melecado só de goiabada, tudo bem).

Deixe um comentário