
Strudel de maçã ou Apfelstrudel – uma sobremesa tradicional austríaca que consiste em uma massa folhada com recheio de maçã. Crocante e macia, simples de fazer e acolhedora – como qualquer sobremesa com maçã deve ser. Me dá algo bom fazer e comer isso, nunca pensei muito bem porque, e não vou pensar hoje pra tentar explicar, vou só ensinar a receita mesmo (nem sempre é hora de explicar uma beleza que a gente sente, às vezes deixar ela não dita – como uma música clássica que é bela mas não tem voz – é melhor).
Ingredientes:
3 colheres de sopa de uva passa
3 colheres de sopa de rum
4 maçãs (usei a Gala)
Caldo de meio limão
5 colheres de sopa de açúcar
1 colher rasa de chá de canela em pó
1 pacote (cerca de 300g) de massa folhada congelada ou massa filo
Nozes picadas a gosto
Farinha de rosca para salpicar
Manteiga para pincelar
Obs: se usar a massa filo, siga as instruções da embalagem para o uso (que vai pedir para você unir as folhas com manteiga antes de usar). Eu prefiro com massa folhada, mais fácil e gostoso.
Preparo:
Tira a massa folhada do congelador. Junte a uva passa com o rum e deixe hidratar por 20 minutos. Descasque as maçãs, tire os miolos e pique ela em cubos (ou corte em fatias finas se quiser um recheio mais macio e delicado). Coloque as maçãs picadas em um recipiente e adicione o caldo de limão, o açúcar, a canela, as uvas passas com o rum e misture bem. Reserve.
Em uma superfície abra um pano de prato limpo, salpique farinha de trigo e abra sua massa folhada sobre ele. Pincele manteiga derretida por toda a superfície da massa, depois salpique um pouco de farinha de rosca e nozes picadas. Escorra a água do recheio e adicione ele em um dos lados da folha de massa – formando um “montinho” meio retangular, deixando um espaço nas bordas. Dobre as bordas abraçando o recheio e depois, com a ajuda do pano, enrole a massa fechando o strudel.
Coloque em uma assadeira untada ou antiaderente e faça pequenos cortes com uma faca na superfície (para o vapor sair), pincele com manteiga (ou com 1 gema) e leve ao forno preaquecido a 200 graus até dourar bem (cerca de 30/40 minutos). Se quiser, finalize peneirando açúcar de confeiteiro por cima. Sirva com chantilly ou sorvete de creme, fica mara.
Rende apenas 1 strudel grande – dependendo do formato/tamanho da sua folha de massa folhada, pode sobrar um pouco de recheio, aí você come ele e pronto, é gostoso.
