
Baião de dois – ou feijão e arroz com o que tiver. Esse preparo icônico nordestino tem muitas versões, mas pra mim, a alma dele consiste em misturar arroz, feijão e alguma carne de sabor forte com temperinhos certos. Mas tendo arroz e feijão, você pode substituir todo o resto pelo que quiser – esse prato é sobre criatividade profunda e linda (como quase tudo que é do nordeste).
Não vou falar quantidades porque não precisa, você vai saber como fazer usando sua intuição (sim, você tem uma e precisa lembrar mais disso, nem tudo precisa ser dito).
No Instagram, tem um video dessa receita 🙂
Ingredientes:
Um tanto de arroz e o mesmo tanto de feijão fradinho
Banha de porco, azeite ou óleo
Calabresa picada
Bacon picado
Carne seca cozida e desfiada
Cebola picada
Alho picado
Sal e pimenta-do-reino
Cominho em pó
Colorau
Folha de louro
Tomate picado
Queijo coalho em cubos
Coentro
Limão
Manteiga de garrafa
Preparo:
Cozinhe o feijão: escolha, deixe de molho por umas 4 horas e escorra a água. Coloque em uma panela de pressão, cubra com água, junte uma folha de louro, tampe e cozihe por 4 minutos após pegar pressão. Abra e veja se está cozido, se não estiver volte e cozinhe por mais 1 minuto com pressão – ele cozinha muito rápido, não deixe passar do ponto se não vira mingau.
Cozinhe o arroz: em uma panela refogue alho, sal, colorau e uma folha de louro em banha ou azeite. Coloque o arroz, refogue 1 minuto e cubra com água (2x o volume do arroz). Deixe cozinhar até ficar em um ponto não muito mole. Se precisar coloque mais água.
Em uma panela cheia de espaço e possibilidades frite o bacon e a calabresa. Em seguida coloque cebola, alho e refogue. Coloque cominho em pó, sal, pimenta e os temperos que você tenha carinho. Junte carne seca, tomate e um pouquinho de caldo de limão. Prove e veja se está gostoso, se não estiver acerte para que fique.
Em uma frigideira doure o queijo coalho. Junte na panela do refogado o feijão, o arroz e o queijo – coloque cada coisa aos poucos e vá dosando para que o baião fique proporcional. Acerte o sal. Coloque um pouco de manteiga de garrafa, misture. Finalize com coentro e seja feliz.