
Estou bebendo estrelas – disse Dom Pérignon quando tomou o vinho que fermentou por acidente dentro da garrafa. Era o vinho borbulhante, que piscava na boca, que tinha estrelas vivas.
Por volta de 1693, houve uma história. A região de Champagne na França tinha um inverno rigoroso. No processo dos vinhos, as uvas começavam a fermentar em barris, o inverno interrompia a fermentação, e na primavera, quando o vinhos já estavam nas garrafas, a fermentação era naturalmente retomada dentro da garrafa. O gás carbônico pressionava essas garrafas não preparadas para suportar uma fermentação, e elas explodiam. Na abadia de Hautvillers, 90% dos vinhos produzidos passavam por isso, os religiosos até acharam que o demônio era culpado por “estragar” todo esse vinho. Nas caves da abadia, eles costumavam andar com capacetes de tão frequente que eram as explosões.
Dom Pérignon, um monge dessa abadia, foi quem não aceitou que todo esse vinho que fermentava na garrafa fosse jogado fora. Acreditou na delicada sensação borbulhante e desenvolveu um novo estilo de vinho, aquele “com estrelas”. Criou então embalagens mais resistentes a pressão, para tolerar a segunda fermentação. Os vinhos passaram a ser postos em garrafas mais grossas e vedadas com rolhas e arames para prender bem – nascia um lugar capaz de conter estrelas.
Dom Pérignon controlou e melhorou essa segunda fermentação, criando o lendário champenoise – método onde um vinho fermenta 1 vez em grandes recipientes (como qualquer vinho) mas depois vive uma segunda fermentação, dentro da garrafa, para virar espumante.
Champagne virou um artigo de consumo luxuoso, por vários motivos. Mas para além do que algumas coisas acabam virando na superficialidade “moderna e líquida”, há histórias. Champagne é uma obra de arte, uma história de como um dia o homem aprendeu a lidar com um processo da natureza, criando algo muito específico e encantador. Isso é lindo, e o valor dessas coisas – apesar dos preços capitais que tudo acaba custando – não está exatamente no dinheiro que elas custam.



