
Tortilla de papas – um prato icônico espanhol que aparece em vários filmes do Almodóvar (no último dele, “Madres Paralelas”, a Penélope Cruz faz um lindo). Adoro pesquisar e cozinhar comidas que aparecem em filmes, tem algo de mágico e divertido nisso, sempre achei.
A tortilla de papas é uma espécie de omelete com batatas – ele tem um preparo simples, com poucos ingredientes, mas que conquista muito meu coração – a doçura da batata e da cebola levantadas por um perfume avassalador de azeite… uma legítima emoção espanhola que faz a gente com certeza suspirar, olé.
Ingredientes:
3 batatas médias
1 cebola
Azeite
4 ovos
Sal a gosto
Queijo (opcional) – a receita tradicional espanhola não vai queijo, mas em Buenos Aires tem uma versão muito popular que vai, e gosto mais dessa.
Modo de preparo:
Descasque e corte as batatas em meia lua, em uma espessura de uns 3 milímetros. Também corte a cebola em meia lua, fatias finas. Aqueça bastante azeite em uma panela, coloque primeiro a cebola, espere 1 minuto e então coloque a batata. Misture e deixe cozinhar em fogo médio para alto por 10 a 15 minutos.
Retire a batata e a cebola da panela escorrendo o azeite, coloque em um recipiente, adicione 4 ovos, sal a gosto e misture bem. Tampe com um pano e deixe descansar por 15 minutos. Coloque metade da massa em uma frigideira aquecida untada com azeite, se for usar coloque o queijo e cubra com o restante da massa.
Em fogo médio, deixe dourar de um lado (leva uns 4 minutos) depois vire (com a ajuda de um prato, como mostrei no video) e deixe dourar o outro lado. Depois vire de novo no prato de servir e pronto!
Sobre o azeite: vai bastante mesmo, não pode ter dó. As batatas e a cebola precisam cozinhar nadando um pouco no azeite (como no video). Use azeites mais em conta (como vai aquecê-lo não faz sentido usar azeites muito nobres). E você pode coar o azeite depois da receita e guardar em um pote para reutilizar, sempre faço isso.
