
Reine de Saba – Desde que vi o filme Julie & Julia pela primeira vez persigo esse bolo (que aparece em uma cena do filme). Ele é um bolo cremoso de chocolate com amêndoas que juro, vai te emocionar. Quase não vai farinha de trigo nele, então ele assume uma textura mais cremosa, linda e absoluta. É com muito gosto que ensino vocês uma receita emblemática da Julia Child – a mulher que mudou o modo como a América come e tornou a cozinha francesa uma arte possível de ser realizada por qualquer um em qualquer cozinha. Esse se tornou um dos meus bolos preferidos, ele me leva para um lugar gentil e extremamente confortável na primeira colherada. Vem pra esse lugar comigo?
Ingredientes:
Para o bolo:
- 115g de chocolate amargo
- 115g de manteiga
- 2/3 de xícara de chá de açúcar
- 1 colher de sopa de açúcar
- 3 gemas
- 3 claras
- Uma pitada de sal
- 85g de farinha de amêndoas
- 2 colheres de sopa de café quente ou rum
- 1/2 xícara de farinha de trigo
Para a cobertura:
- 75g de chocolate amargo
- 70g de manteiga
- Amêndoas em lâminas para decorar
Você precisará de uma fôrma untada (com farinha e manteiga) de aproximadamente 20cm de diâmetro.
Modo de preparo:
Primeiro faça o bolo: Pré-aqueça o forno à 170 graus. Derreta o chocolate em banho-maria junto com o café (ou rum), reserve (fica meio pastoso mesmo, e está tudo bem). Bata a manteiga com os 2/3 de xícara de açúcar até ficar um creme fofo e claro. Então acrescente as gemas e vá batendo para incorporar bem, uma a uma, então reserve.
Bata as claras em neve: No recipiente de uma batedeira adicione as claras e a pitada de sal, comece a bater até atingir picos moles (quando você ergue o batedor e a clara já está em neve mas ainda mole), então adicione a colher de sopa de açúcar e bata até atingir picos duros – onde a consistência da clara em neve será firme.
Adicione a mistura de chocolate na mistura de gemas e açúcar e bata até incorporar tudo. Adicione então nessa mistura a farinha de amêndoas e misture também para incorporar. Agora é hora de adicionar a clara em neve e a farinha de trigo. Atenção: Momento delicado e importante, faça assim: Coloque a mistura de chocolate em um recipiente grande que caiba todos os ingredientes. Vá adicionando partes da clara em neve e partes da farinha de trigo, mexendo com uma espátula delicadamente (nada de batedeira nessa parte) com movimentos de baixo para cima, até incorporar a mistura. Acrescente aos poucos a clara e a farinha e vá misturando, até toda clara e toda farinha estar incorporada.
Coloque a mistura na fôrma untada e leve para assar no forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos – O ponto é quando as bordas estão rígidas e o centro ainda um pouco mole – essa é uma característica importante desse bolo, que garante sua cremosidade emocionante – ele não fica fofo, a massa fica um pouco densa, com uma unidade conservada. Ao retirar do forno, deixe esfriar por 10 minutos e depois desenforme.
Para fazer a cobertura: Derreta o chocolate em banho-maria e adicione a manteiga aos poucos, até incorporar tudo. Deixe esfriar para endurecer um pouco.
A cobertura é bastante amanteigada, é como uma manteiga de chocolate. Se achar muito “gordurosa”, você pode adicionar um pouco mais de chocolate ou creme de leite, para equilibrar a proporção de manteiga. Ou colocar umas 20g de manteiga a menos. Eu acho que fica bom como a receita ensina, mas entendo que para algumas pessoas pode soar muito gorduroso, aí é só ajustar ao seu gosto.
Estando o bolo frio e a cobertura também, é só cobrir ele todo e decorar com as amêndoas em lâminas (gosto de “tostar” as amêndoas um pouco no forno por uns 5 minutos, ou em uma frigideira, o sabor fica melhor).
Seja feliz comendo, esse bolo é pra isso. Qualquer receita da Julia Child é pra isso. Bon appétit.
Eu te amo, Julia.